Crianças, jovens e adultos podem enfrentar obstáculos durante o aprendizado ao longo da vida escolar, provocados por vários motivos. É com essas dificuldades que o profissional habilitado em psicopedagogia trabalha.
A psicopedagogia, como o próprio nome já sugere, vem da união dos saberes de duas áreas, a psicologia e a pedagogia.
Trata de um campo ainda mais multidisciplinar, que aborda conhecimentos da antropologia e até mesmo da neurologia.
O objetivo é um só: entender todo o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento.
O papel do psicopedagogo, é compreender como assimilamos cada um deles desde que somos apenas recém-nascidos até a fase adulta.
Problemas, que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos, e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.
É possível ainda que o psicopedagogo atue no desenvolvimento de ações preventivas, a partir do acompanhamento, sobretudo de crianças.
Podemos dizer que ela serve até mesmo como uma forma de empoderamento daquele que apresenta algum tipo de dificuldade no processo de aprendizagem.
E isso não vale apenas para a alfabetização, por exemplo. Também estão envolvidos fatores de ordem emocional.
Quando inserida no ambiente escolar, a psicopedagogia é uma estratégia que permite agir preventivamente, orientando professores e familiares sobre como identificar sinais de que existe alguma diferença significativa entre o aprendizado de um aluno.
As possibilidades de atuação do profissional especializado em psicopedagogia são muitas – e têm se multiplicado ao longo dos últimos anos.
Ele pode tanto ajudar a identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos quanto auxiliar na escolha de métodos mais eficientes de ensino ou até mesmo no aperfeiçoamento do currículo escolar.
O profissional formado no curso de Psicopedagogia está apto a atuar em prol de melhorias no processo educativo de crianças, jovens e adultos. A Psicopedagogia Institucional, voltada aos transtornos de aprendizagem em ambientes de ensino, como as escolas, é fundamental para garantir que a os conteúdos possam ser assimilados e os alunos tenham a oportunidade de desenvolver o seu raciocínio, inteligência, imaginação, criatividade, entre outros aspectos.
O psicopedagogo pode avaliar o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. Dessa forma, a atuação do profissional visa garantir o bom andamento das atividades, além de possuir uma importância significativa para a inclusão escolar.
Nosso profissional formado na área está conosco em tempo integral à disposição para uma consulta.
Agende uma avaliação conosco!